História

Em 2015, tomando por base a Legislação existente, a Secretária de Educação, Rejane Dias, oficializou através da Portaria GSE/ADM nº 0201/2015 a retomada do funcionamento da instituição em questão, como Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí.

O Centro de Formação do Servidor Antonino Freire – CEFAF – foi criado com a Reforma Administrativa feita pelo Governo do Estado em abril de 2019, conforme o art. 19, da Lei nº 7.221, de 22 de Abril de 2019, que acrescentou a alínea c, ao ao §2°, do art. 12, da Lei nº 7.048, de 16 de outubro de 2017, que extinguiu o Instituto Superior de Educação Antonino Freire, ISEAF e transferiu todas as suas atribuições, estrutura, patrimônio, recursos financeiros e orçamentários para a Fundação Universidade Estadual do Piauí.

O CEFAF tem por obrigação, a formação técnico-profissional, o treinamento, aperfeiçoamento, especialização e realização de cursos, capacitação e promoção de cursos de formação e qualificação profissionais dos servidores públicos civis do Estado do Piauí.

O Centro tem por finalidade coordenar a gestão do conhecimento, a fim de proporcionar uma articulação coerente com as competências individuais e organizacionais de cada órgão e entidade do Poder Executivo Estadual, visando o aprimoramento da gestão pública. Atendendo as demandas no que concerne às políticas de formação continuada e cumprindo as metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação.