Pesquisas

ESCOLA NORMAL NO PIAUÍ: VISÃO HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Norma Patrícya Lopes Soares / UFPI – npaty@uol.com.br

Maria do Amparo Borges Ferro / UFPI – amparoferro@uol.com.br

FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA ESCOLA NORMAL

Alessandra Costa Melo*
Filipe Oliveira de Barros**
Rita de Cássia C. de Vasconcelos***

 

Resumo:

O presente artigo faz uma analise da história da Escola Normal em Parnaíba, sua importância no Brasil e surgimento no mundo estudantil parnaibano.

Buscamos mostrar o quão difícil foram suas conquistas, seus guerreiros iniciantes, e lutas vencidas. Muitos foram os que viram o seu sonho ser realizado.

Deste modo vemos o seu inicio, auge e seu declínio, o ensino normal perdendo seu valor dentro da sociedade e sendo transformado em normal superior para poder abranger as necessidades no mundo exigente dos ensinos de nível superior, como também vemos  o seu berço  e sua atual sede, seus idealizadores  e dirigentes relutantes da guerra vivida atualmente juntos a reerguer suas atividades  junto a sociedade parnaibano.

 

Palavras-Chave: História, Escola Normal, Educação.

* Graduanda em Licenciatura Plena em História pela Faculdade Internacional do Delta (FID).

Alessandracosta20011@hotmail.com

** Graduando em Licenciatura Plena em História pela Faculdade Internacional do Delta (FID).

felipephb@hotmail.com

*** Graduanda em Licenciatura Plena em História pela Faculdade Internacional do Delta (FID).

Cássia.historia@yahoo.com.br

 

Introdução

O objetivo proposto nesse trabalho foi de destacar o processo de transformação e evolução do ensino ao longo dos anos, sobre a educação Parnaibana, visando expor sobre a formação de docentes e o processo de formação de umas das escolas que teve grande nome e importância em Parnaíba como a Escola Normal.

Passou por grandes dificuldades no seu processo de inicialização, passou por muitas transições, buscando sempre seu aprimoramento na educação para assim proporcionar uma evolução no ensino, dando oportunidade as pessoas de se qualificarem para um aperfeiçoamento melhor e formando assim docentes para oferecer aos alunos uma educação de qualidade com vasto conteúdo de ensino.

Assim observa-se que grande foi a importância da Escola Normal para Parnaíba, mais que com o passar dos anos por tantos percalços foi perdendo seu valor de ensino, aonde teve no passado grande contribuição para a formação de grandes mestres da área da educação em nossa cidade.

A Escola Normal no Brasil

No Brasil a formação de profissionais em educação, no período imperial era precário, podemos verificar que tudo se iniciou com a presença dos padres Jesuítas que trabalhavam com sua forma religiosa de ensino dos nativos , mas que mais tarde se estendeu para as elites, pois fazia parte dos interesses dos detentores do poder. A forma de ensino se estendeu chegando as escolas das primeiras letras, funcionando quase que sempre com o ensino mutuo, os alunos mais habilidosos passavam a ajudares os professor, desta forma melhor dominando o conteúdo posteriormente tornando-se professor.

Já a Escola Normal no Brasil vem com um modelo francês, que lá priorizou a mais alta sociedade, sendo uma forma de moralização familiar, pois tinha como prioridade a educação dos filhos, especialmente para seguir a profissão do pai. Este modelo foi copiado por quase todas as sociedades ocidentais. Assim, a primeira Escola Normal no Brasil foi criada em Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 1835. Dessa forma, em 4 de Abril de 1835, a Assembleia Legislativa da Província do Rio de Janeiro determinava na Lei n°10 que:

(…) haverá na capital da Província uma escola normal para nela se habilitarem as pessoas que se destinarem ao magistério da instrução primária e os professores atualmente existentes que não tiverem adquirido necessária instrução nas escolas de ensino mútuo, na conformidade da Lei de 15.10.1 827.

Nesse sentido, o seu principal objetivo, era a formação de professores para uma nova forma de educação, a partir dai foram se originando várias Escolas Normais no Brasil, com o principal intuito de melhorar a educação e o quadro de professores no Brasil para um melhor ensino.

Portanto, a Escola Normal teve um papel muito importante perante a sociedade, dando oportunidade das mulheres ingressarem em uma carreira preparando-as para a docência.

Primeiras iniciativas educacionais em Parnaíba

Em Parnaíba, a segunda cidade do Estado do Piauí, teve suas primeiras iniciativas educacionais no setor privado e perdurou assim durante muito tempo. Do Ceará chegaram os seus primeiros mestres, outros do sul e até da Europa, em meados do século XVIII, para deixar aqui suas marcas no trabalho da instrução Parnaibana. Assim, segundo o historiador Iweltman Mendes:

As atividades de ensino em Parnaíba durante a primeira República, até a construção do Grupo Escolar Miranda Osorio (1922), foram todos eles desenvolvidos nas residências dos professores, sejam eles professores públicos, custeados pelo estado ou particulares, mantidospelas mensalidades dos alunos. O certo é que não havia muita diferença quanto as instalações prediais e métodos de ensino. (MENDES, 2001. p.85).

Já em 1907 chega a Parnaíba quatro primeiras religiosas da Congregação dos Pobres de Santa Catarina de Siena, com o apoio do Monsenhor Joaquim Lopes, iniciaram em uma pequena casa salas de aula de bordado pinturas, desenhos e musica. Surgindo o Colégio Nossa Senhora da Graça, Posteriormente trabalhando em regime de internato. (MENDES, 2001. p.86).

O Intendente Municipal José Narciso da Rocha Filho, homem Público com visão voltada para a educação, presenteia Parnaíba com uma notável obra, construção do Primeiro prédio publico, que passou a sediar o grupo Escolar Miranda Osorio, bem localizado e de arquitetura ferroviária, com beirais sobre mão Francesa, frisos e cimalhas decoradas, construção datada de 1926. No hall de entrada destaca-se o forro com pinturas estampilhadas de motivos florais e gregas, que só veio abrilhantar o inicio da então Avenida João Pessoa, hoje Presidente Getúlio Vargas.

A convite de José Narciso da Rocha filho, chega a Parnaíba o educador Paulista professor Luiz Galhononi, que com brilhante trabalho, muito marcou a educação parnaibana, juntamente com um grupo de intelectual cheios de desejos de ver a instrução da cidade evoluir, e apoiados pelo então intendente municipal José Narciso da Rocha Filho, que tinham o mesmo objetivo, lutaram por escolas que atendesse o publico jovem masculino e feminino; para os meninos seria o ginásio e para as meninas uma Escola Normal preparando –as para o magistério.

Era grande a carência em Parnaíba, do ensino secundário em meados de 1926-1927, era necessária boa vontade para desenvolvê-los. Os lideres do movimento pro-ensino e os jovens parnaibanos viram os obstáculos serem superados e seus sonhos virarem realidade em 11 de julho de 1927. Funcionaria no prédio do grupo Escolar Mirando Osorio em horários diferentes, os cursos ginásio e Escola Normal, mantendo-se na dependência administrativa e docente da citada Escola Municipal.

Assim, foram seus principais idealizadores: José Pires de Lima Rabelo, Mirocles Campos Veras, José Narciso da Rocha Filho, intendente na época, Luís Galhanoni, que apesar de não ser Parnaibano foi um autêntico colaborador. Ademar Neves Edson da Paz Cunha e João Batista Campos, Luís Viana, além de outros. Pertencentes a rede privada a Escola Normal de Parnaíba, teve seu reconhecimento e regularização do curso em 1928.

Em 1932 a Escola Normal forma sua primeira turma de professoras, são elas: Alda Avelino da Cunha, Angelina de Couto Melo, Edmée de Amorim Rego, Elda Furtado de Araújo, Francisca Gomes de Oliveira, Maria do Carmo Monteiro Sampaio, Maria Edith Sales, Maria Luísa Fernandes Alves Bastos, , Maria Luiza Monteiro de Sampaio, Maria Luísa Torres Pires e Mirtila Cutrim de Araújo.

Todos queriam participar desta nova fase da educação parnaibana. Ali queriam deixar sua parcela de contribuição, professores, novos ingressavam a cada tempo, deixando suas marcas de empenho e dedicação naquela construção. Profissionais como Henriete Soter, Alfredo Amstein , Clodoveu Cavalcante, Maria Celeste de Jesus, Edmée Pires de Castro, José de Lima Couto, José Maria Vasconcelos, Elda Furtado de Araújo, Francy Seligmar, Clear Furtado de Araújo, dentre tantos outros, que tanto contribuíram para o seu desenvolvimento.

A lei 1.199, de 19 de julho de 1928 colocava para funcionamento da Escola Normal de Parnaíba, toda a camada mais intelectualizada da elite social e econômica da cidade, passou a figurar entre os docentes da Escola Normal, além de consagrados professores que mantinham em suas residências escolas particulares: Português e Literatura: Drs. Edson Cunha, Clodoveu Felipe Cavalcante (advogados) e prof.João Batista Campos; Francês: prof. Henriete Soter Castelo Branco (francesa de nascimento e dama de sociedade); Inglês: prof. José de Lima Couto (comerciante); Geografia: Dr. Samuel Antônio dos Santos (engenheiro civil); Historia: Drs. Edson Cunha, Clodoveu Filipe Cavalcante; Historia Natural: Dr. João Orlando de Morais Correia ( médico); Física e Química: Dr. José de Souza Brandão ( farmacêutico); Biologia e Higiene: Dr. Candido de Almeida Ataide (médico); Desenho: Prof. Alfredo Eduardo Amstein (topografo); Psicologia Educacional: Dr. José Pires de Lima Rabelo (advogado); Metodologia e Didática: prof. Maria Celeste de Jesus; Desenho Pedagógico: prof. HhenrieteSooter Castelo Branco; Noções de Agricultura: Prof. Carlos Souza lima; Trabalhos manuai: prof. Lise Torres Pires e Educação Física: Sargento Juvenal do Nascimento Araújo (instrutor do tiro de guerra).

Dessa forma, foram seus diretores nas três primeiras décadas: de: 1927 a 1930 Prof. Luiz Galhanoni; de 1930 a 1931 Lima Rebelo; de 1931 a 1933 Luiz Viana; de 1933 a 1937 Edson Cunha; de 1938 a 1943 M. Vasconcelos; de 1944 a 1948 Clodovel Cavalcante; de 1949 a 1960 José de Lima Couto.

Assume a direção da Escola normal em 1949 o brilhante professor de inglês José de Lima Couto; como ensino era restrito e cabia a elite parnaibana pagante; passando ao publico menos favorecido apenas em 21 de novembro de 1959, que oficializado pela lei de 1.892, no governo de Francisco das Chagas Caldas Rodrigues, ex- aluno do ginásio parnaibano, transferindo da rede privada á publica estadual, passando a denomina-se Escola Normal Dr. Francisco Mores Correia, homenageando ao jornalista, advogado que sempre soube defender as causa educacionais em Parnaíba.

Tendo em 1969 o colégio Estadual Lima Rebelo, antes ginásio parnaibano, é transferido para o seu majestoso prédio construído no governo de Helvio Nunes Barros situado na avenida Col. Lucas Correia, com sua arquitetura moderna atendendo os requisitos e normas estabelecidas pelas leis educacionais, através de esforços do então diretor Jose de Lima Couto consegue em 1961 seu desmembramento do ginásio Parnaibano que também vem a construção de sua sede na então avenida Miguel Rosa , passando depois na administração do prefeito Dr. João Silva Filho passando a avenida das Normalistas , o grande centro de formação de professores, que ates havia funcionado no prédio do Grupo escolar Mirada Osorio , depois no Candido Oliveira. Em 1962 a Escola Normal Francisco Correia passa a trabalhar com os cursos Ginasial Estadual, pré-primário ,primário, e ginasial pedagógica.

José de Lima Couto, consagrado como grande professor profissional esforçado em prol da formação de outros, consegue instalar junto ao prédio da Escola Normal, uma escola laboratório, a” escola de aplicação” servindo a comunidade infantil mas , também de estagio para as professorandas. Passando 18 anos de trabalho e dedicação, contando sempre com sua vice diretora Maria Celeste de Jesus , em 1967 o professor José de lima Couto se aposenta deixando um grande legado na educação parnaibana em especial na historia da Escola Normal.

Nesta situação os docentes levam ao gestor da época Dr. Helvidio Nunes um documento contendo nomes para apreciação do mesmo para a escolha da nova diretoria da Escola Normal assumindo em 1968 a professora Maria Cristina de Moraes Souza Oliveira naturalmente aceita por todos que ali trabalhavam, com essa nova administração vem a necessidade de ampliar suas matricula e automaticamente seu corpo docente e administrativo, a instituição dispunha gozava de excelente reputação na comunidade , não só a local mas também na cidades vizinhas tanto do estado do Piauí quantos do Estado do Maranhão .

Surge a necessidade do curso Normal noturno, que a muito era reivindicado pela secretaria Municipal de Educação de Parnaíba para preparar profissionalmente suas atuais professoras leigas, já que estas trabalhavam durante o dia e não tinha a oportunidade de se capacitarem.

Além dos cursos noturnos surge também os adicionais para a especialização de professores em pré-escolas, alfabetização, comunicação expressão e educação de adultos. Em 1972 com a lei N.5962, surge o complexo Parnaíba I ,levando a Escola Normal a funcionar junto ao prédio do Colégio Estadual Lima Rebelo, dispondo dos cursos pedagógico, Secretariado, Administração e Cientifico tendo em comando daquela instituição o os professores José Alexandre Alves Oliveira e sua Esposa Maria Cristina de M. S. Oliveira

Voltando para seu prédio em 1975 no governo do Dr. Dirceu Arcoverde, ampliando assim sua escola de aplicação.

Art. 3º Sem prejuízo de outras soluções que venham a ser adotadas, os sistemas de ensino estimularão, no mesmo estabelecimento, a oferta de modalidades diferentes de estudos integradas por uma base comum e, na mesma localidade:

a) a reunião de pequenos estabelecimentos em unidades mais amplas;

b) a entrosagem e a intercomplementaridade dos estabelecimentos de ensino entre si ou com outras instituições sociais, a fim de aproveitar a capacidade ociosa de uns para suprir deficiências de outros;

c) a organização de centros interescolares que reunam serviços e disciplinas ou áreas de estudo comum a vários estabelecimentos.

 

Objetivos do Curso:

Habilitar Professores para o exercício do magistério da 1ª a 4 ª do primeiro grau . Manter os cursos regular em três séries e um ano de estudos adicionais, para a formação dos professores da pré-escola.

 

Funcionamento em 1983

Funcionando em três turnos com 28 turmas num total de 1.023 alunos. Mas com o passar dos tempos a Escola Normal de Parnaíba transforma –se em centro de treinamentos e aperfeiçoamentos de professores do norte do Piauí , com a realização do curso Normal Parcelado atendendo aos municípios vizinhos como Luís Correia , Cocal, Buriti dos Lopes, Luzilândia Esperantina e Piracuruca. Mais tarde tornou-se necessário o deslocamento de parte dos profissionais para atenderam a cidades de Piripiri , Pedro II, Nossa senhora do remédios , Porto, e Batalha para realização dos cursos adicionais. Neste mesmo período a sociedade escolar dispunha dos serviços de orientação pedagógica, orientação psicológica orientação profissional e médica .

Agraciada pelo olhar do secretario Estadual de educação da época de 1983 do governo de Hugo Napoleão, Dr. Atila Lira e Diretora de Departamento de ensino de 2 Grau( Ensino Médio ) professora Adamir Salete melo que muito fizeram para a construção do belíssimo e tão necessário auditório para atender os anseios daquela instituição .

Passando 19 anos da administração da professora Maria Cristina Oliveira , a Escola Normal passa em 1987 para professora Sonia Alelaf e Mídia Machado Ribeiro que dirigiram a fecunda escola por 2 anos sendo substituídas pelos padre Francisco Soares , um período muito difícil para a historia da escola pois enfrentavam uma greve dos professores . deixando este a administração seis meses depois , passando no mesmo ano para a professora Francisca Pereira França , mas nada pode pôr em pratica devido os sucessivos movimentos de paralização chegando ate anulação do ano letivo.

Assume a direção em 1991professora Simone Fontenele, professora de renome parnaibano, compulso forte consegue reergueras atividades da escola e inclusive uma necessária reforma no prédio.

Deixando a direção em 1993 a professora Simone, a Escola Normal tema seguinte sequencia de diretores: Professora Osvanilda Aranha (1993); Francisca Fernandes Cardoso Nunes (1994 a 1995); Analina Costa Machado(1996-2001); Mairla de Sousa Parado (Jan.2002 a abril de 2002); Francisca Edna Rodrigues de Farias( a partir de abril de 2002 até os dias atuais).

A Escola Normal em 2004 formou sua ultima turma, mais com todos estes ano, segundo Francisca Edna devem ter diplomados cerca de 10.500 professores. A Lei ° 5.402 de 14 de julho de 2004, criando o Instituto Superior de Educação Antonino Freire — ISEAF, sendo regulamentada pelo Decreto n° 11.561, de 01 de dezembro de 2004.a Lei ° 5.402 de 14 de julho de 2004, criando o Instituto Superior de Educação Antonino Freire — ISEAF, sendo regulamentada pelo Decreto n° 11.561, de 01 de dezembro de 2004.

Em 2006, com o governo de José Wellington Barroso de Araújo Dias e o então secretario de Educação Antônio Jose Castelo Branco Medeiros surge um novo modelo pedagógico para a Escola Normal Francisco Correia Tornando-se um núcleo do Instituído de Educação Antonino Freire , funcionando com o curso Normal Superior , curso este antes da Universidade Estadual do Piauí, ficando as matriculas restritas , pois só dispunham de 80 vagas para seus vestibulares, sendo 40 para turno manha e 40 para o turno tarde não atendendo portanto a noite.

Estes eram preparados para trabalhares com a educação infantil e fundamental I. Antes de serem transferidos para o prédio da UESPI formaram 8 turmas, sendo que ao termino destes cursos tiveram disciplinas adicionadas em seus currículos. Para Professora Francisca Edna. O ensino normal sempre foi cambaleante e não teve uma base bem definida, mas reconhece sua grande importância para sua época, reconhece também que sempre houve a necessidade de cursos a nível superior, para melhor atender a comunidade.

 

Considerações Finais

O trabalho aqui apresentado, teve como objetivo fazer uma na analise descritiva da historia da Escola Normal em Parnaíba focalizando alguns pontos de sua existência ao longo de seus 85 anos de conquista, sua fama e percursos transcorridos no seu estado da Federação.

Podemos ver olhares e palavras das pessoas que até trabalharam e trabalham, o brilho expressando o zelo e grande orgulho de ter participado da longa e majestosa histórias de vida e profissionais de muitas gerações que ali passaram, não só de Parnaíba mas também de cidades vizinhas.

A simbólica pesquisa é infezlimente limitada, mas esperamos que este tenha contribuído ao menos um pouco para resgatar, preservar a historia da citada escola.

 

FRAGMENTS OF NORMAL SCHOOL HISTORY

Abstract:

This article analyzes the history the institution normal School in Parnaiba, its important in Brazil and worldwide emergence student Parnaibano.

We seck to show how difficult it was his conquests, his warriors and fights newbie matureb many were those who sow his dream become a reality.

This we see its beginning its decline, normal education losing its value within society being transformed into normal power, up to cover the needs in the demanding world of teaching at tertiary level, as well as see its cradle and its current headquarters its creators and reluctant leaders of today, to rebuild war lived, their activities with Parnaibana society.

Keywords: history, normal school, education

 

Referências Bibliográficas

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PONTES, Ailton Vasconcelos. O Tombamento Municipal e sua relevância para Parnaíba. Teresina: Sistema Fecomércio Piauí, 2004.

OLIVEIRA, Maria Christina de Moraes Souza. Entrevista concedida aos pesquisadores Alessandra Costa Melo, Felipe Oliveira e Rita de Cassia C. V. Braga. Parnaíba, em 2012.

FARIAS Francisca Edna Rodrigues de. Entrevista concedida aos pesquisadores Alessandra Costa Melo, Felipe Oliveira e Rita de Cassia C. V. Braga. Parnaíba, em 2012.

FONTES: http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/2009/05/primeira-escola-normal-do-brasil.html

http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Arquivos2009/Extensao/I_encontro_inter_artes/20_Marlete_Schaffrath.pdf

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_escola_normal_no_brasil.htm