CEFAF realiza o III Simpósio Estadual de Profissionais da Educação Básica do Piauí

O III SIMPÓSIO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIAUÍ tem como tema: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA? E, como principal objetivo evidenciar a importância dos sujeitos dos diversos segmentos educacionais que cumprem seu ofício no âmbito da escola pública. Só é possível a qualidade da educação, quando os sujeitos  educadores se integram para construção da escola democrática horizontalizada, de maneira que cada sujeito assuma o compromisso político-pedagógico e social.

O III Simpósio é um espaço de diálogo e reflexão sobre  experiências e conhecimentos teórico-práticos por meio de palestras, mesas redondas com debates, oficinas, comunicações orais e apresentação de pôsteres, rodas de conversas, exposições artísticas e culturais. A programação do Simpósio é composta de sessões técnicas acadêmicas com apresentação de trabalhos originais de pesquisa ou experiências, resultantes de trabalhos experimentais ou estudos de pós-graduações e/ou ainda de projetos exitosos aplicados em sala de aula, com abordagens atualizadas em relação ao processo pedagógico de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Neste ano, com temática voltada para a reflexão da BNCC como novo paradigma para a Educação Básica.

O evento segue um calendário bianual, sendo que o III ocorrerá no período de 03 a 06 de dezembro de 2019, com carga horária total de 40 horas.

A construção de um novo paradigma para a educação brasileira e piauiense, a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do Piauí, se apresenta como um desafio para todos os segmentos envolvidos com a educação. Governo, Sociedade civil, Organizações Sociais, que acreditam na educação como principal via de transformação e desenvolvimento perene e sustentável de todas as sociedades, são convidados a participar.

O público-alvo do evento são Professores da rede estadual que atuam na Educação Básica, funcionários administrativos da sede e das escolas públicas da rede estadual.

CEFAF/UESPI

A política de formação do governo do Piauí, por meio do CEFAF/UESPI, objetiva oportunizar o acesso à formação continuada de servidores da educação básica (gestores, coordenadores, professores e profissionais de apoio), busca ampliar e consolidar a política de formação já existente, sendo o Simpósio uma porta aberta para potencializar e ressignificar as possibilidades.

Nesse contexto, este Centro de Formação conta com uma equipe de professores-formadores especializada para efetivar as ações que dizem respeito às áreas de Linguagens e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, com o intuito de subsidiar, elaborar, executar e sistematizar todas as atividades de formação continuada dos profissionais da Educação Básica.

Portanto, com o objetivo de oportunizar aos profissionais da Educação Básica novas possibilidades de formação, o III Simpósio/2019 constitui-se espaço de socialização de produções científicas, de experiências pedagógicas exitosas e formativas no âmbito a escola, além de propiciar um locus  apropriado para apresentação de talentos dos profissionais da educação básica nas diversas áreas propostas na BNCC, como por exemplo, artes plásticas e manuais, música, artes cênicas, dança, literatura, moda etc. Os segmentos dos profissionais da educação devem fazer suas inscrições no site do Centro de Formação dos Servidores do Piauí, CEFAF/UESPI situado na Praça Firmina Sobreira, bairro Matinha , conforme orientações previstas no projeto do Simpósio.

Mais informações no site https://www.cfaf.pi.gov.br/IIISIPROEB/