Formação Continuada de Ciências da Natureza realiza aula prática de gamificação na Educação Básica

Notícias

O tema da aula prática desta quarta-feira (9) foi “Gamificação na Educação: o uso de games nas aulas de Ciências da Natureza”, onde os professores e alunos trabalharam na prática as ferramentas da gamificação.

A técnica é empregada em âmbitos mais diversos e diferentes possíveis, tais como empresarial, medicina e saúde, executivo, marketing, meio ambiente, educação, e demais áreas.

Na aula, foram abordadas as possibilidades do uso educacional da gamificação, com o apoio dos dispositivos móveis e computadores aplicados na educação pública básica. Os professores destacaram a viabilidade de aplicação da técnica como mediadores para o processo de ensino-aprendizagem na escola pública. O professor, Jefferson Nunes, simulou a aplicabilidade do jogo interativo _Quizizz_, onde os professores observaram, na prática, as vantagens do método em suas atividades escolares.

Atualmente a concepção de gamificação, seja em qual área for, perpassa pela idéia da motivação pessoal, envolvimento emocional e de um engajamento no projeto proposto seja de forma digital ou não, possibilitando aos usuários de um sistema gamificado a capacidade em atingir os objetivos propostos pelo sistema.

A Formação de Ciências da Natureza acontece quinzenalmente, nas quartas-feiras. O curso é ministrado pelos professores Adriana Lima e Jefferson Nunes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *