CEFAF realiza I Mostra de Tecnologia em Robótica

Notícias

A 1º Mostra Tecnológica em Robótica do Centro de Formação Antonino Freire em parceria com o grupo “PIAUIROBÔ”, foi realizada neste sábado (14/12), no auditório do Centro de Formação.

A Feira teve o objetivo de contribuir para a aquisição de conhecimentos nas disciplinas de Física, Química, História e Inglês, relacionados ao conceito da Robótica e ao contexto histórico e tecnológico da sociedade, visando o desenvolvimento intelectual do educando e auxiliando na formação de cidadãos autônomos e solidários, por meio do protagonismo juvenil. O evento teve o intuito de incentivar os alunos, professores e comunidade em geral na elaboração de projetos e pesquisas que visam às intervenções solidárias, proporcionando a excelência acadêmica e autonomia necessárias ao contexto social e tecnológico.

A Mostra Tecnológica teve vários objetivos específicos e uma grande relevância para a troca de saberes e experiências entre alunos e professores, dentre eles:

 

• Apresentar a comunidade os projetos que utilizam pensamento computacional e a robótica desenvolvidos no Centro de Formação do Estado com professores da Rede Estadual de Educação;
• Expor os projetos produzidos com estudantes da Rede Estadual de Educação orientados pelos professores participantes das oficinas de pensamento computacional e robótica promovida pelo Centro de Formação do Estado;
• Incentivar outros professores da Rede Estadual de Educação a utilizar o pensamento computacional e a robótica em sala de aula;

O público-alvo foram Professores de Ciências da Natureza (Física, Química, Biologia e Matemática) que trabalham na rede pública de Ensino, ou que estejam cursando licenciatura nestas áreas, alunos da Rede Estadual e servidores públicos que apresentaram seus projetos.

As categorias de projetos que concorreram à premiação foram:

– Projetos de Servidores;

– Projetos de Cursistas (Comunidade);

– Projetos das escolas da Rede Estadual;

– Corrida de Carros (Robô);

– A U.E. que mais trouxe mais alunos;

Os alunos das escolas estaduais e os servidores públicos apresentaram seus projetos e os mais bem avaliados foram premiados.

U.E. Desembargador Heli Sobral recebeu a premiação de 1° lugar com seu projeto e também da escola que trouxe mais alunos, o professor Marcos Rodrigues de Sousa estava representando a escola junto aos alunos.

O CEEP João Clímaco D’Almeida recebeu a premiação de 2° lugar, e o professor Ranildo Lopes estava representando a escola junto aos alunos. E o 3° lugar foi para o CETI Pinheiro Machado, o professor Wilton Pereira estava representando a escola junto aos alunos.

Também receberam premiações os servidores públicos que fizeram o curso de Robótica no Centro de Formação Antonino Freire, e os professores que participaram da corrida de carros (robôs).

Estiveram presentes a Diretora Geral do Centro de Formação, Lucile Moura, o professor do Centro de Formação e organizador da Feira, Ranildo Lopes, o Coordenador Pedagógico do Centro de Formação, Damião Carvalho, a professora Maria José Sales, os Prof.o Dr. Helson Soares e Gildário, e os professores convidados para avaliarem os projetos.

Escolas que participaram da Feira de Robótica

 

– U. E. ESCOLAR DEP ÁTILA LIRA;

– U.E. MARIA DA CONCEIÇÃO SALOMÉ;

– CEEP JOSÉ PACÍFICO DE MOURA NETO;

– CETI PINHEIRO MACHADO;

– CEEP JOÃO CLÍMACO D’ALMEIDA;

– CETI RESIDENCIAL PEDRA MOLE;

– U.E. Desembargador Heli Sobral;

-U. E. Profº Caic Balduíno Barbosa de Deus;

– U.E. José Pereira da Silva;

 – U.E. José Cândido Ferraz;

– U.E. Auristela Soares Lima;

– CETI Helvídeo Nunes;

– U.E. Profº Joca Vieira;

– U.E. Estado de São Paulo;

– U.E. CEEP Paulo Ferraz;

– U.E. Liceu Piauiense;

– U.E. Cícero Portela Nunes;

– U.E. Benjamin Baptista;

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *