III Simpósio Estadual de Profissionais da Educação Básica do Piauí iniciou nesta terça (3)

Notícias

O III Simpósio Estadual de Profissionais da Educação Básica do Piauí acontece dos dias 3 a 6 de dezembro, no Centro de Formação do Servidor Antonino Freire.

O evento é bianual, realizado pelo Centro de Formação com o apoio da Seduc e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Neste ano, tem como tema: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA? e como público-alvo professores da rede estadual que atuam na Educação Básica, funcionários administrativos da sede e das escolas públicas da rede estadual.

A Solenidade de abertura do III Simpósio Estadual de Profissionais da Educação Básica do Piauí aconteceu na noite desta terça-feira (3). O evento com a temática voltada para a reflexão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visa oportunizar debates e experiências que permitam a implantação do novo currículo proposto para a Educação Básica.

A Conferência de Abertura foi realizada com a palestra da Profa. Dra. Georgyanna Morais.

Estiveram presentes, na mesa de honra, a Diretora Geral do Centro de Formação do Servidor Antonino Freire, Lucile Moura, o Reitor em exercício da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto de Sousa, o Coordenador Pedagógico do Centro de Formação Antonino Freire, Damião de Carvalho Rocha, a Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Maria de Lurdes Lopes, o pró-reitor de Planejamento e Finanças da Uespi, Izidio de Sousa. O primeiro dia de evento teve como atrações musicais o Coral da Uespi e o cantor Ostiga Jr.

O segundo dia, nesta quarta (4), a programação seguiu durante todo o dia com mesas redondas, com as mediações dos professores Wanderson Paz, Josefina Ferreira e Raimundo Sousa. A primeira mesa teve como tema “Percursos Formativos da BNCC ao Chão da Escola”, com a participação do Prof. Me. Edmilson Pereira de Araujo (SEDUC-PI), Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva (Coordenador estadual PROBNCC e superintendente de ensino SEDUC), e da Profa. Me. Elenice Maria Nery (Coordenadora de Etapa PROBNC- SEDUC-PI).

A segunda mesa redonda teve como tema “O processo de construção e implementação do currículo do Piauí – Educação Infantil e Ensino Fundamental”. A mediadora da mesa foi a professora Josefina Ferreira, com as presenças da Profa. Esp. Marcelli Gomes Cardoso (Redatora Formadora na equipe ProBNCC do Estado do PI), Profo. Esp. Antonio de Sousa Silva (UNDIME), Prof. Esp. Francisco Soares Cavalcante Neto (Articulador UNDIME).

A terceira mesa redonda teve como tema ”A BNCC e as implicações na formação de professores- Inicial e Continuada”. A mediação foi feita pelo professor Raimundo Sousa, com as presenças da Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Lucas (UFPI), Profa. Dra. Eliene Maria Viana Figueiredo Pierote (UESPI), Profa. Dra. Maura Célia Cunha e Silva (UEMA).

Ao final da programação, do segundo dia, foram realizados Lançamentos de Livros e a apresentação musical dos violeiros/ repentistas, Aureliano dos Santos e Francisco Agamenon.

 

     

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *