Simpósio de Profissionais da Educação Básica do Piauí inicia nesta terça (3)

Notícias

O evento tem como tema: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA? E, como principal objetivo evidenciar a importância dos sujeitos dos diversos segmentos educacionais que cumprem seu ofício no âmbito da escola pública. Só é possível a qualidade da educação, quando os sujeitos  educadores se integram para construção da escola democrática horizontalizada, de maneira que cada sujeito assuma o compromisso político-pedagógico e social.

O III Simpósio é um espaço de diálogo e reflexão sobre  experiências e conhecimentos teórico-práticos por meio de palestras, mesas redondas com debates, oficinas, comunicações orais e apresentação de pôsteres, rodas de conversas, exposições artísticas e culturais.

A programação é composta de sessões técnicas acadêmicas com apresentação de trabalhos originais de pesquisa ou experiências, resultantes de trabalhos experimentais ou estudos de pós-graduações e/ou ainda de projetos exitosos aplicados em sala de aula, com abordagens atualizadas em relação ao processo pedagógico de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Neste ano, com temática voltada para a reflexão da BNCC como novo paradigma para a Educação Básica.

O evento segue um calendário bianual, sendo que o III ocorrerá no período de 03 a 06 de dezembro de 2019, com carga horária total de 40 horas.

O público-alvo do evento são Professores da rede estadual que atuam na Educação Básica, funcionários administrativos da sede e das escolas públicas da rede estadual.

A taxa de inscrição será 1 kg de alimentos não perecíveis.

DIA 03/12/2019 (TERÇA- FEIRA)

14h30min às 18h: Credenciamento

18h: Abertura – Formação da mesa de honra

Apresentação Cultural

19h: Conferência de Abertura: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCACAO BÁSICA?

Conferencista: Profa. Dra Georgyanna Andrea Silva Morais (UEMA-Caxias)

Coordenador: Prof. Dr. Damião de Cosme de Carvalho Rocha (UESPI\CEFAF)

DIA 04/12/2019 (QUARTA-FEIRA)

8h às10h30min – MESA REDONDA I Tema: Percursos formativos da BNCC ao chão da escola

Debatedores: Profº Me. Edmilson Pereira de Araujo (SEDUC-PI) Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva (Coordenador estadual PROBNCC e superintendente de ensino SEDUC Prof. Me. Elenice Maria Nery (Coordenadora de Etapa PROBNC- SEDUC-PI)

Mediação: Prof. Me. Wanderson Gomes Paz (CEFAFUESPI)

10h30min: MESA REDONDA II

Tema: O processo de construção e implementação do currículo do Piauí – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Debatedores: Profa. Esp. Marcelli Gomes Cardoso – Redatora Formadora na equipe ProBNCC do Estado do PI SEDUC/PI,Profº. Esp. Antonio de Sousa Silva (UNDIME), Prof. Esp. Francisco Soares Cavalcante Neto (Articulador UNDIME)

Mediação: Prof. Me. Josefina Ferreira Gomes de Lima

12h: Intervalo para almoço

14h: MESA REDONDA III – Auditório Tema: A BNCC e as implicações na formação de professores (Inicial e Continuada)

Debatedoras: Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Lucas (UFPI), Profa. Dra. Eliene Maria Viana Figuerêdo Pierote(UESPI), Profa. Dra. Maura Célia Cunha e Silva (UEMA)

Mediação: Prof. Me. Raimundo Nonato Sousa

16h – Comunicações em Pôsteres

17h – Lançamento de livros

DIA 05/12/2019 (QUINTA-FEIRA)

08h30min: PALESTRA Educação no século XXI: Escola para quem?

Palestrante: Profº Esp. José Nilton da Silva

Mediação: Profa. Ma. Rosimar da S. Feitosa S. Costa

10h – Rodas de Conversa

12h – Intervalo para almoço